Fique por dentro de todos os nossos super descontos e novidades!
The Benko Revisited, Volume 1 - Alexey Kovalchuk
Você pode jogar esta abertura contra qualquer um. Ela é especialmente adequada para partidas rápidas e blitz, já que, nesse controle de tempo reduzido, o papel da iniciativa aumenta significativamente. De modo geral, nem toda abertura oferece a possibilidade de as pretas tomarem a iniciativa desde os primeiros lances (embora esse prazer custe um peão inteiro!). Joguei essa abertura com controle de tempo clássico contra o ex-campeão da Rússia, o Grande Mestre Igor Lysyj, e igualei com bastante conforto na abertura, embora depois a diferença de nível tenha se manifestado e meu eminente oponente tenha me vencido. No entanto, a abertura não teve absolutamente nada a ver com isso.
Essa abertura funcionou muito bem quando a joguei em Rostov-do-Don, onde venci muitos jogadores fortes — e depois disso, eles passaram a preferir 1.c4, fazendo o que podiam para evitar o Gambito Benko. Claro que, na minha visão, essa abertura é especialmente boa para se jogar contra amadores, ou jogadores mais fracos que você, que não conhecem suas sutilezas — você pode rapidamente alcançar uma posição promissora. Essa abertura é adequada para jogadores ativos, que buscam um jogo animado, com muita iniciativa e espírito combativo.
Afinal, é preciso entender que, se algo der errado, você pode enfrentar grandes problemas, já que está jogando sem um peão; mas, como em qualquer abertura, há prós e contras, e no Gambito Benko também há desvantagens. Em primeiro lugar, em certas posições é necessário jogar com muita precisão (isso ficará especialmente claro nas posições que analisaremos no volume 2), e o custo de um erro pode ser alto. Mas, se o leitor estudar os livros com atenção, acredito que não haverá problemas — e o Gambito Benko proporcionará muitas de suas lutas mais interessantes!
Sobre o autor:
Alexey Kovalchuk nasceu em 1994 na Rússia e aprendeu a jogar xadrez na “tardia” idade de 12 anos. Em novembro de 2017, alcançou seu maior rating Elo até então, de 2445, e é considerado um MI (Mestre Internacional) sem as normas. Alexey nunca teve um treinador, tendo estudado por conta própria com a ajuda de livros e outros materiais.
Seus sucessos em torneios incluem a conquista do Campeonato de Rostov tanto no ritmo clássico quanto no rápido. Ele é tricampeão do Campeonato de Taganrog e já ganhou prêmios em muitos eventos, incluindo Taganrog, Togliatti, Astrakhan, Lipetsk, Kharkov e Donetsk. Sua reputação como teórico é bem conhecida, e ele já publicou anteriormente um livro sobre a Defesa Grünfeld. Atualmente, Alexey atua como auxiliar (second) de vários grandes mestres, além de treinador de diversos alunos promissores.
Idioma: inglês
Paginas: 424
Editora: Thinkers Publishing
Ano de publicação: 2022
| Código | 7571 |
| Categoria | LIVROS DE XADREZ |
- Idioma: Inglês